Uso de filtro solar e ingestão de água estão entre as atitudes essenciais que previnem envelhecimento precoce e doenças graves.
No último sábado, foi comemorado o Dia Mundial da Juventude. E não há data melhor para nos lembrarmos dos cuidados que devemos ter com a nossa pele. Há atitudes que podemos tomar para evitar um envelhecimento precoce e doenças graves, como câncer de pele e outras. Você tem cuidado de sua pele?
Envelhecimento precoce e câncer
Inimigo de todos que querem ter uma pele jovial, o envelhecimento precoce acontece quando há um aumento de radicais livres produzidos e circulantes no organismo, que acelera na formação de rugas, flacidez e manchas. Algumas das suas principais causas ocorrem por hábitos de vida e fatores ambientais, como: exposição solar em excesso e sem proteção, tabagismo, sedentarismo, estresse, má alimentação e poluição.
Além disso, o malcuidado com a pele também pode desencadear alergias, inflamações e infecções, bem como o câncer de pele não melanoma, tipo mais comum do Brasil, que corresponde a 30% dos casos de tumor maligno registrados no país.
“O maior causador de envelhecimento precoce da pele não é apenas o sol, mas todas as luzes e radiações a que estamos expostos diariamente. Portanto é imprescindível que, além de se evitar exposição excessiva ao sol, também se deve lembrar de passar protetor solar sobre a pele exposta constantemente e evitar contato com fontes de calor, por exemplo banhos muito quentes. Para a saúde da pele também não se deve esquecer de manter a hidratação do corpo com hidratantes externos e ingestão diária de água (pelo menos 3 litros ao dia).” – Orienta Victor Bittencourt, médico e diretor técnico da Lancers.
Cuidados essenciais
Adotar cuidados com a pele ajuda a manter a camada de proteção natural que ela possui contra o desenvolvimento de doenças e envelhecimento precoce das células. Assim como Victor Bittencourt, médico e diretor técnico da Lancers, reforça, entre os cuidados essenciais estão:
– Uso de protetor solar que possua no mínimo FPS 30, para proteção da pele contra os raios UV, o que evita o envelhecimento e formação do câncer de pele;
– Limpeza diária do rosto com produtos específicos para cada tipo de pele, como sabonetes e loções;
– Tirar a maquiagem antes de dormir e, posteriormente, lavar o rosto com sabão indicado;
– Alimentação rica em legumes, verduras e frutas que possuam alto índice de vitamina C, E, zinco, nutrientes antioxidantes e outros;
– Tomar pelo menos 3 litros de água por dia;
– Praticar atividade física 3 a 5 vezes por semana;
– Evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas;
– Não fumar;
– Não usar drogas;
– Dormir entre 7 e 8 horas por dia;
– Ter uma rotina de vida que ajude na saúde mental, que evite estresse excessivo.
“Mesmo com todos esses cuidados, devemos sempre estar atentos a novas pintas, verrugas e outros sinais em nossa pele que venham a aparecer. Qualquer sinal observado, deve ser marcada uma consulta com um dermatologista para avaliação.” – Observa Victor Bittencourt, médico e diretor técnico da Lancers.