Blog - Lancers

Meningite: aspectos da doença

O tratamento da doença deverá ser iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas, tendo em vista que ela pode evoluir rapidamente no organismo.

Meningite: aspectos da doença

Considerada uma doença endêmica, que ocorre recorrentemente ao longo do ano, com surtos e epidemias ocasionais, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem e protegem o cérebro e medula espinhal.

Tipos de meningite

A meningite pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em crianças abaixo de 5 anos. A doença pode ser classificada em três tipos. São eles:

  • Meningite viral – costuma ser mais frequente no verão e em pessoas a partir dos 15 anos de idade;
  • Meningite bacteriana – é o tipo mais grave da doença, em alguns casos pode acarretar outros processos infecciosos pelo corpo;
  • Meningite fúngica – é comum de acontecer em pessoas com o sistema imunológico mais comprometido devido à idade ou doença crônica.

Transmissão da doença

Em geral, a transmissão da meningite acontece de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, gotículas ou secreções do nariz da garganta. Mas vale lembrar que ingerir água ou alimentos contaminados, bem como ter contato com fezes, também estará sujeito à contaminação da doença. Alguns vírus (arbovírus) são transmitidos pela picada de mosquitos infectados.

Sintomas

Na viral, os principais sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, sensibilidade à luz, falta de apetite e irritação. Em relação à bacteriana, o paciente pode sentir febre alta, mal-estar, cefaleia intensa, dor no pescoço, rigidez de nuca, vômitos, dificuldade de encostar o queixo no peito e manchas avermelhadas pelo corpo. Já a fúngica normalmente apresenta febre moderada e com sintomas semelhantes à viral. Bebês com meningite podem apresentar moleira tensa ou elevada, gemido quando é tocado, rigidez corporal com movimentos involuntários ou corpo “mole”.

Diagnóstico

Na suspeita da doença, o diagnóstico se baseará na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso para identificar o tipo de agente responsável pela infecção.

Tratamento

O tratamento da meningite, que deverá ser iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas, depende do tipo de microrganismo que provocou a doença. Poderá ser indicado o uso de medicamentos ou até mesmo internação hospitalar em casos graves.

Prevenção

A prevenção da doença geralmente envolve medidas para reduzir o risco de contrair infecções em geral, como lavar as mãos com frequência, não ingerir alimentos que possam estar contaminados, evitar contato com pessoas doentes e manter um estilo de vida saudável para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a vacinação contra a meningite é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes faixas etárias.

Fontes: Ministério da Saúde e Drauzio Varella

O que achou do conteúdo? Compartilhe saúde!

Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.

Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.

Assine nossa newsletter

As principais notícias da Lancers diretamente em seu e-mail:

Últimos Posts

Área do beneficiário

2ª via de boletos

Atendimento ao Beneficiário

SAC - Ouvidoria

Enviar mensagem

Rua Paschoal Bardaro, 2055 – Jardim Botânico – CEP 14021-655 – Ribeirão Preto /SP

2013 - 2020 - Todos os direitos Reservados ©