Blog - Lancers

Lúpus e seus tipos de manifestação

Considerado o tipo mais comum, o lúpus sistêmico pode afetar todo o organismo.

Lúpus e seus tipos de manifestação

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, em que o próprio organismo ataca órgãos e tecidos. Apesar de ser mais comum em mulheres com idade fértil, a patologia pode se manifestar em homens também. Os sintomas variam amplamente e incluem fadiga, dor nas articulações, erupções cutâneas e febre.

Tipos de manifestação

Classifica-se a doença em quatro tipos. São eles:

  • Lúpus discoide – acomete principalmente a pele, com lesões de diferentes formatos, avermelhadas e descamativas. Pode evoluir para o lúpus sistêmico;
  • Lúpus sistêmico – considerado o mais comum, afeta todo o organismo da pessoa, como pele, articulações, sistema nervoso, pleura, rins e pulmões. Pode ser leve ou grave conforme cada situação;
  • Lúpus induzido por drogas – desenvolve sintomas semelhantes ao sistêmico e sua causa está relacionada ao uso de algumas drogas ou medicamentos. Normalmente, desaparece após o uso da substância e a desinflamação do organismo;
  • Lúpus neonatal – mais raro, pode afetar recém-nascidos de mulheres que têm a doença. Ao nascer, a criança apresenta erupções na pele, problemas no fígado ou uma quantidade baixa de células sanguíneas. Mas com o passar de alguns meses, esses sintomas desaparecem.

Apesar de as causas do lúpus ainda serem desconhecidas, há evidencias de que podem estar relacionadas a fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

O diagnóstico é feito por meio de um conjunto de alterações clínicas e laboratoriais identificadas no paciente.

Para casos leves, o paciente pode ser tratado com uso contínuo de anti-inflamatórios não esteroides, protetor solar e corticoide de baixa dosagem. Já para casos graves, será recomendado uso de medicamentos que diminuem a resposta do sistema imunológico do corpo (imunossupressores) e citotóxicos (bloqueadores do crescimento celular).

Embora a doença não tenha cura, o tratamento visa controlar os sintomas e prevenir complicações. O diagnóstico precoce e o gerenciamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com lúpus.

Fonte: Ministério da Saúde

Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!

Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.

Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.

Equipe de Saúde/Comunicação Lancers

Assine nossa newsletter

As principais notícias da Lancers diretamente em seu e-mail:

Últimos Posts

Área do beneficiário

2ª via de boletos

Atendimento ao Beneficiário

SAC - Ouvidoria

Enviar mensagem

Rua Paschoal Bardaro, 2055 – Jardim Botânico – CEP 14021-655 – Ribeirão Preto /SP

2013 - 2020 - Todos os direitos Reservados ©