Prevenir-se da infecção hospitalar é um compromisso que envolve não apenas os profissionais de saúde, mas também os pacientes e seus familiares.
A infecção hospitalar é uma preocupação global que afeta milhões de pessoas todos os anos. Trata-se de uma infecção que o paciente adquire durante ou após sua internação. Segundo o Ministério da Saúde, as infecções relacionadas à assistência à saúde representam importantes causas de morbimortalidade.
Essas infecções podem acontecer em qualquer ambiente de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e unidades de pronto atendimento. Elas podem ser causadas por micro-organismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Possíveis causas
São várias as causas que podem desencadear a infecção hospitalar. Entre elas, estão:
- Procedimentos invasivos, como cirurgias e inserção de cateteres;
- Uso prolongado de antibióticos;
- Imunossupressão;
- Condições de saúde subjacentes;
- Falhas nos protocolos de higiene e limpeza.
A infecção pode ser transmitida por meio de:
- contato direto com pacientes infectados;
- equipamentos médicos não esterilizados;
- superfícies contaminadas e até mesmo pelo ar, em casos de infecções respiratórias.
Prevenção
Prevenir-se da infecção hospitalar é um compromisso que envolve não apenas os profissionais de saúde, mas também os pacientes e seus familiares. Medidas como higienização das mãos, limpeza e desinfecção de superfícies, equipamentos e ambientes hospitalares, manejo adequado de dispositivos médicos e uso racional de antibióticos são essenciais para reduzir o risco de infecções associadas à assistência à saúde.
Ao adotarmos essas práticas, contribuiremos para garantir a proteção da saúde de pacientes, profissionais e comunidades inteiras.
Fonte: Ministério da Saúde
Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.