De acordo com o Ministério da Saúde, a água contaminada em enchentes pode transmitir várias doenças graves.
Como vimos recentemente no Rio Grande do Sul, grandes inundações, além de causarem prejuízo econômico, como perda de imóveis e objetos, podem trazer consequências graves à saúde de pessoas que vivem próximo à região do desastre, como infecções, dengue e aumento do risco de acidentes com animais peçonhentos.
Principais riscos das enchentes à saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, a água contaminada em enchentes pode transmitir várias doenças. Entre as principais, estão cólera, hepatite tipo A, leptospirose (urina de animais, principalmente de ratos), gastroenterites diarreicas e dengue.
Além disso, doenças de transmissão respiratória, como meningite, gripe e tuberculose, podem ocorrer em locais de aglomeração como alojamentos e abrigos.
É importante também se atentar ao tétano acidental, que pode ser contraído por meio de ferimentos com entulhos, especialmente durante a limpeza e reconstrução das moradias. O risco de acidentes com animais peçonhentos é outro fator a considerar.
Cuidados essenciais em caso de enchentes
Para evitar doenças que podem ser transmitidas pela água, é necessário tomar medidas de prevenção, como:
- Não tomar água de enchente e não a usar para lavar alimentos ou objetos nem para higiene pessoal;
- Na ausência de água da rede de abastecimento local, filtre e desinfete a água disponível, lembrando que a água de enchente não deve ser utilizada. Clique aqui e saiba como realizar esse processo de forma segura;
- Guarde os alimentos em lugares elevados para evitar o alcance de roedores, animais e insetos, e para que a água da enchente e a lama não os alcancem;
- Lave bem os alimentos in natura que sua família consumir com água corrente e água sanitária;
- Em contato com água de enchente, lave-se com água limpa e sabão assim que puder. Proteja as mãos e os pés com luvas e botas ou sacos plásticos duplos;
- Não deixe que crianças brinquem em águas de enchentes;
- Não consuma água, alimentos e medicamentos que entraram em contato com enchentes.
Em caso de contato com água contaminada, fique atento aos sintomas: diarreia, febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, sangue e muco nas fezes. Na presença frequente de algum desses, procure atendimento médico.
Um evento traumático como esse pode afetar a saúde mental de uma pessoa. Diante disso, mantenha contato com familiares e amigos, compartilhe sentimentos e busque apoio psicológico se necessário.
Fonte: Ministério da Saúde e Drauzio Varella
Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde
Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.
Equipe de Saúde/Comunicação Lancers