O leite materno pode reduzir 13% de mortes por causas evitáveis.
A amamentação é fundamental para os recém-nascidos, e deve ser sua única fonte de alimentação por 6 meses. O leite materno é composto por proteínas, gorduras, carboidratos e nutrientes, que ajudam reduzir 13% do número de mortes por causas evitáveis.
A doação do leite materno é voltada para recém-nascidos hospitalizados, prematuros e de baixo peso que não podem ser amamentados por suas mães.
Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora, basta ser saudável e não ter tomado remédio que interfira na amamentação.
O leite doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser distribuído. Para doação do leite materno, o próprio precisa ser armazenado em frascos de vidro, que tenham boca larga e tampa de plástico, e que estejam previamente higienizados, com água e sabão e, depois, fervidos por 15 minutos (a partir do início da fervura). É necessário também lavar as mãos com água e sabão, e sempre colocar máscara no nível do nariz e boca para que não haja risco de gotículas caírem sobre o leite que será doado.
A doação de leite humano salva vidas!
Doe seu leite!