Poeira doméstica é o principal agente desencadeador da doença.
Conhecida também como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, a asma é uma das principais doenças respiratórias, que se caracteriza pela inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões).
Aspectos
A asma afeta as vias áreas inferiores, que aumentam a produção de muco e prejudicam a passagem de ar. Mas vale considerar que ela pode atingir todo o organismo. O asmático costuma ter tosse frequente, normalmente mais a noite, que às vezes apresenta catarro ou chiado, podendo causar cansaço, pressão no peito e dificuldade para respirar. Importante ressaltar que a tosse crônica ou falta de ar ao praticar exercícios físicos podem ser sintomas da doença.
O diagnóstico da asma é realizado por meio de exames clínicos, que identificam chiado, tórax com ar excessivo e rinite alérgica, e histórico familiar de doenças alérgicas. Ainda podem ser necessários exames de alergia e provas de função respiratória.
Há vários fatores que podem desencadear a asma, como alergias (poeira, ácaro, mofo, fezes de baratas, pelos de animais e pólen), infecções (gripes, resfriados e sinusites), mudanças de tempo, fumaças, cheiros fortes, poluição, aspectos emocionais, exposição ao frio e esforço físico.
Cuidados essenciais
O tratamento da asma consiste em medidas de higienização do ambiente em que vive, uso de medicamentos e vacinas para alergia. As medicações são classificadas em dois tipos: o primeiro (medicação controladora) tem como objetivo controlar a doença, e o segundo (medicação de alívio) deve ser tomado quando ocorre crise asmáticas.
As medicações controladoras são essenciais para reduzir a inflamação dos brônquios, pois diminuem o risco de crises de asma e perda futura de capacidade respiratória. Caso o paciente use esse tipo de medicação corretamente, são grandes as chances de não precisar da medicação de alívio.
A poeira doméstica é considerada a principal desencadeadora de alergia e crises asmáticas, por isso é fundamental manter a casa sempre limpa e arejada, com uso de aspirador de pó se possível.
Fonte: Ministério da Saúde
Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.
Equipe de Saúde/Comunicação Lancers