O Ministério da Saúde estabelece alguns requisitos para quem pretende doar sangue; ato solidário pode salvar até quatro vidas.
Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desta atitude solidária que salva vidas. Para quem tem interesse em fazer uma doação, é necessário estar dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A importância da doação de sangue
Você sabia que uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas? Além disso, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirado na doação em até um dia. Vale considerar também que o processo de doação de sangue é seguro, e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis.
“É fundamental que o maior número de pessoas sempre se disponha a doar sangue. Todo sangue que é doado é direcionado para tratamentos de saúde, como casos em que se perde muito sangue após um acidente”. – Informa Victor Bittencourt, médico e diretor técnico da Lancers.
Critérios para doação de sangue
Não basta apenas ter o interesse em doar sangue, é preciso estar dentro das condições estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
“Só não é indicado doação de sangue para pessoas com sinais e sintomas de infecções recentes; gestantes; mulheres no pós-parto; pessoas portadoras de doenças transmissíveis pelo sangue ou que tiveram exposição recente; pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. Fora desses casos, qualquer pessoa entre 16 e 69 anos que esteja pesando mais que 50Kg pode fazer a doação. O processo inteiro, desde o cadastro até a finalização da doação, dura cerca de 40 minutos”. – Orienta Victor Bittencourt, médico e diretor técnico da Lancers.
Além disso, é importante que o doador:
– Apresente documento de identificação com foto;
– Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Esteja bem alimentado, porém, se a doação for feita após o almoço, aguardar 2 horas antes de realizar o procedimento.
Etapas para doação de sangue
Antes de realizar a doação de sangue, o doador será submetido a três etapas a fim de identificar se ele atende aos requisitos determinados pelo Ministério da Saúde, que são:
– 1° Etapa: Registro com informações pessoais do doador;
– 2° Etapa: Triagem clínica, na qual são identificados peso, pressão arterial, entre outros, além de entrevista;
– 3° Etapa: Triagem sorológica, na qual são realizados exames laboratoriais para identificar as condições do sangue do doador.
Orientações após a doação de sangue
Apesar de ser um procedimento simples, após realizar a doação de sangue, é recomendado que o doador siga algumas instruções de cuidados, entre elas:
– Fazer um pequeno lanche após o procedimento;
– Não realizar grandes esforços físicos nas 12 horas seguintes ao procedimento;
– Aumentar a ingestão de líquidos e evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes ao procedimento;
– Não fumar nas duas horas seguintes ao procedimento;
– Esperar pelo menos quatro horas para retirar o curativo do local da punção.
Agora que você compreende a importância da doação de sangue e quais são as condições para realizar esse procedimento, que tal procurar um hemocentro de sua cidade para verificar se você pode praticar esse ato de solidariedade?
Lembre-se: seu sangue pode salvar até quatro vidas!