A pressão alta é herdada dos pais em 90% dos casos. No entanto, há vários fatores que podem desencadeá-la.
A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns na população. Conhecida também como pressão alta, ela pode ocorrer devido a uma pressão excessiva no sangue da parede das artérias durante sua circulação, podendo atacar os vasos sanguíneos, coração, cérebro e olhos, e causar paralisação dos rins.
Causas da pressão alta
Vale destacar que essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos. No entanto, há vários fatores que podem desencadeá-la, como:
- Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas ou outras drogas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Grande consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física;
- Envelhecimento;
- Diabetes.
A pressão sanguínea pode aumentar diante de fortes emoções ou esforços físicos, mas é natural que se normalize posteriormente. Essa patologia pode se tornar grave e colocar em risco à saúde quando aumenta subitamente ou permanece elevada ao longo de meses (acima de 140 por 90 mmHg).
Sintomas e complicações da pressão alta
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sanguínea sobe muito. Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, vômitos sem náuseas, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Essa condição está associada a diversas complicações de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e, principalmente, doenças cardiovasculares.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é realizado por meio do aferimento diário da pressão durante um período determinado pelo médico. Antes de realizar a medição, é importante se manter na posição sentada e utilizar o mesmo aparelho e braço, se possível.
Atualmente, existem outros recursos para diagnóstico, como a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), que efetua as medidas dos valores por 24 horas durante o sono e atividades cotidianas.
Após confirmação da hipertensão arterial, será necessário realizar exames de imagens e laboratoriais para entender sua origem e complicações associadas.
Tratamento
Normalmente, pessoas com hipertensão moderada conseguem controlar a pressão apenas com mudanças de hábitos de vida. Já pessoas com hipertensão agravada deverão acrescentar em seu tratamento o uso contínuo de medicamentos conforme prescrição médica.
De modo geral, o segredo para uma qualidade vida, com pressão arterial controlada, é adotar hábitos saudáveis que evolvam dieta balanceada e prática de exercícios físicos.
Fonte: Ministério da Saúde
Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.