Considerada uma doença antiga, ainda afeta milhões de pessoas pelo mundo, e acomete principalmente os pulmões.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch. Embora possa acometer outros órgãos e sistemas, ela afeta principalmente os pulmões.
Considerada uma doença antiga, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas no mundo adoecem por tuberculose a cada ano. No Brasil, ocorrem aproximadamente 4,5 mil mortes pela doença.
Tipos de tuberculose
Existem vários tipos de tuberculose, sendo os mais conhecidos:
- Tuberculose latente: quando a pessoa está infectada, mas as bactérias não estão produzindo sintomas. Isso pode acontecer devido à capacidade do sistema imunológico de suprir o crescimento e a disseminação bacteriana. Neste tipo, ela não é transmissível;
- Tuberculose ativa: quando a doença produz os sintomas e é transmissível.
Transmissão e sintomas
A doença é transmitida por meio de gotículas (tosse, espirro, muco ou salivas), que são expelidas para o ar e inaladas por outras pessoas, igual à transmissão de outras doenças respiratórias, como gripe e covid-19.
Os sintomas mais comuns que estão relacionados à tuberculose são a perda de peso, falta de apetite, febre, tosse (principal sintoma, que pode ser seca ou com muco), escarro com sangue e suor excessivo à noite.
Fatores de risco
Entre os principais fatores de risco, estão:
- Infecção por HIV ou outras doenças que enfraquecem o sistema imunológico;
- Alcoolismo;
- Usuários de drogas, em especial as intravenosas;
- Paciente com câncer de cabeça ou pescoço,
- Diabéticos;
- Pacientes transplantados;
- Pacientes com doença renal;
- Pacientes com silicose (doença pulmonar ambiental);
- Falta de moradia ou moradia precária com aglomeração;
- Trabalhadores da saúde.
Diagnóstico e tratamento
Para ser diagnosticada, é necessário o exame microscópico (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.
Normalmente, o tratamento consiste no uso de antibióticos e pode durar em torno de 6 meses. Cabe ressaltar que deve ser realizado conforme o prescrito pelo médico, mesmo se o paciente observar melhorias nos sintomas antes do fim da terapia.
Na presença de sintomas, sempre busque orientação médica, bem como realizar anualmente exames de rotina para prevenir doenças e manter uma vida saudável.
Fonte: Ministério da Saúde
O que achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos sobre saúde clicando aqui. Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.
*Equipe de Saúde/Comunicação