Adotar hábitos saudáveis, como beber água, contribuem para a prevenção de doenças graves.
Os seres humanos possuem dois rins (um par), que cumprem um papel importante no organismo, como o de filtrar o sangue. Mantê-los saudáveis é fundamental para prevenir doenças e até mesmo evitar a necessidade de fazer transplante renal. Confira a seguir as principais características e hábitos de cuidado dos rins.
Características dos rins
Os rins são glândulas de cor marrom-avermelhada que estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral, logo abaixo do diafragma, por trás do fígado e estômago. Eles têm formato de feijão e medem cerca de 10 cm cada.
Por serem dois, um dos rins pode ser doado em vida, tendo em vista que a função renal pode ser realizada adequadamente por um único rim, sem que isso afete a saúde do doador. O transplante de rim é recomendado para pacientes com insuficiência renal que não pode ser revertida.
Entre as principais funções dos rins, estão:
- Eliminar resíduos tóxicos da circulação sanguínea resultantes do metabolismo corporal, como ureia, creatinina, ácido úrico e outros;
- Conservar o equilíbrio hídrico do organismo, eliminando excessos de água, sais e eletrólitos, e prevenindo o surgimento de problemas como inchaços e aumento da pressão arterial;
- Produzir hormônios como eritropoetina, que contribui para a formação de glóbulos vermelhos, vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio para fortalecer os ossos, e renina, que controla a pressão arterial.
Hábitos de cuidado e principais doenças
Para mantê-los saudáveis, é importante adotar hábitos de cuidado, como não ingerir sal em grande quantidade, beber água na quantidade correta, não fumar, manter peso adequado, praticar atividades físicas e controlar diabetes e pressão arterial.
Caso contrário, estará sujeito ao desenvolvimento de algumas doenças, entre elas:
- Nefrolitíase – mais conhecido como pedra ou cálculo no rim;
- Nefrites – pielonefrite (infecção do rim) e glomerulonefrite (inflamação do rim);
- Insuficiência renal – quando o rim não consegue mais desempenhar sua função. Ela pode ser aguda (com desenvolvimento rápido e súbito) ou crônica (com desenvolvimento lento e progressivo), que na maioria das vezes é irreversível, sendo necessário a realização de hemodiálise ou transplante renal;
- Diabetes mellitus – causada pelo elevado teor de glicose no sangue;
- Hipertensão (pressão alta) – causada pela elevada concentração de sais no sangue, estreitamente de vasos e retenção de líquidos;
- Rins policísticos, que são cistos renais (hereditários).
Geralmente, problemas de saúde relacionados aos rins não manifestam sintomas em sua fase inicial, mas, conforme se desenvolvem, costumam apresentar:
- Dores na coluna lombar;
- Dor ao urinar;
- Urina com mau cheiro ou presença de espuma;
- Vontade de urinar frequente e em pouca quantidade, entre outros.
Por isso, sempre realize exames de check-up anualmente. Isso ajuda na prevenção de doenças graves e promove uma vida mais saudável.
Fonte: Ministério da Saúde
O que achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos sobre saúde clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.
*Equipe de Saúde/Comunicação Lancers