Se não tratada, a doença pode resultar em complicações graves na saúde.
A diabetes é uma doença que afeta a forma como o corpo lida com o açúcar no sangue. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 13 milhões de pessoas convivem com a patologia no Brasil, o que representa 6,9% da população nacional.
A doença se desenvolve devido à produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio responsável por regular a glicose (açúcar) do sangue e garantir energia para o organismo. A quantidade de glicose presente no sangue é chamada de glicemia, e seu aumento resulta em hiperglicemia, o que caracteriza a diabetes, e, se não tratada, pode resultar em complicações na saúde, bem como levar à morte em casos graves.
O quadro clínico inclui sede constante, aumento da urina, fadiga e perda de peso inexplicada. Existem dois principais tipos de diabetes: Tipo 1, geralmente diagnosticado na infância, e Tipo 2, mais comum em adultos.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue para medir os níveis de glicose. Seu tratamento pode variar, mas, frequentemente, envolve uma dieta saudável, exercícios regulares e, em alguns casos, uso de medicamentos.
Pessoas com diabetes Tipo 1
Diagnosticada em crianças e adultos jovens, o Tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas, exigindo que as pessoas nessa condição recebam insulina regularmente para controlar os níveis de glicose no sangue.
Pessoas com diabetes Tipo 2
Mais comum em adultos, o Tipo 2 é frequentemente associado a fatores de risco como excesso de peso, sedentarismo e predisposição genética. Nesse caso, o corpo não usa efetivamente a insulina que produz, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. O tratamento pode incluir mudanças na dieta, exercícios, medicamentos orais e, em alguns casos, insulina.
A diabetes gera complicações sérias ao organismo, pois o aumento dos níveis de glicemia pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
Consulte um médico para obter orientação adequada e cuidar da sua saúde.
*Departamento de Saúde/Comunicação Lancers