O Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um terço da população mundial adulta é sedentária, o que causa aproximadamente cinco milhões de mortes por ano. Além disso, entre 2020 e 2030, cerca de 500 milhões de pessoas podem desenvolver doenças como problemas cardíacos e outras relacionadas à falta de atividade física.
No Brasil, o sedentarismo é um grande problema: o país é o mais sedentário da América Latina e o quinto no mundo. A cada ano, cerca de 300 mil pessoas morrem por doenças associadas à inatividade física. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 47% dos adultos brasileiros são sedentários.
A OMS recomenda 150 minutos de atividade física moderada por semana, o que traz benefícios importantes para a saúde, como:
- Redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC);
- Diminuição da pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares;
- Ajuda no controle e prevenção do diabetes;
- Contribui para o controle do peso;
- Melhora da qualidade do sono;
- Benefícios para a circulação sanguínea;
- Promoção do bem-estar físico e mental.
O que é comportamento sedentário?
De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, comportamento sedentário envolve atividades de baixo gasto energético, como ficar sentado, deitado ou reclinado por longos períodos. Isso inclui assistir à televisão, usar celulares, computadores e tablets, além de ficar sentado durante o transporte ou realizando atividades como jogar jogos de mesa.
A atividade física é qualquer movimento corporal que gaste energia, enquanto o exercício físico é uma atividade planejada e repetitiva com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado.
Os perigos do sedentarismo
Mesmo quem pratica atividade física regularmente corre riscos à saúde se passar longos períodos sedentários. Estudo mostra que ficar sentado ou deitado por muito tempo está relacionado a um aumento do risco de mortalidade, além de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e até câncer, independentemente da atividade física praticada.
Portanto, além de aumentar a atividade física, reduzir o tempo sentado ou deitado é igualmente importante para a saúde!
Como reduzir o comportamento sedentário?
Para interromper longos períodos de sedentarismo, é necessário adotar pequenas atitudes. Algumas dicas são:
- Levante-se a cada uma hora de sedentarismo e movimente-se por cinco minutos. Aproveite para alongar, caminhar um pouco, beber água ou mudar de posição;
- Reduza o tempo sentado assistindo à televisão ou usando dispositivos como celular, computador e tablet.
Cuide da sua saúde!
O sedentarismo aumenta o risco de diversas doenças. Pequenas mudanças, como se mover mais e reduzir o tempo sentado, podem transformar sua qualidade de vida. Seja ativo e cuide de seu bem-estar!
Fontes: Ministério da Saúde
Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.
#sejaLancers 🧡